Objetivo da ação, em parceria com a Prefeitura, é incentivar a criatividade e a inovação através da troca de experiências

Um grupo formado por 15 artesãos do município de Cuité, localizado no Curimataú paraibano, participou, nesta sexta-feira (27), de um conjunto de visitas técnicas promovidas pelo Sebrae/PB em parceria com a Prefeitura Municipal. No roteiro das visitas, estavam três importantes ferramentas de valorização e divulgação do turismo e do artesanato paraibano, nos municípios de Conde, Pitimbu e João Pessoa. O objetivo das visitas foi estimular entre os artesãos a inovação e a criatividade, por meio do intercâmbio de experiências.

O primeiro local visitado pelo grupo foi a orla do município de Pitimbu, onde os empreendedores puderam conhecer as principais experiências de gastronomia e artesanato da região, que vive a sua alta temporada durante o verão. Em seguida, eles conheceram o Shopping Rural do Sítio Tambaba, localizado no município de Conde.

No local, que funciona como um shopping a céu aberto, os empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer a história da comunidade e de como surgiu o empreendimento rural, que se transformou em uma referência turística na Paraíba graças ao associativismo, à criatividade e à vocação empreendedora de seus membros.

Encerrando o dia de visitas técnicas, o grupo participou do 35º Salão do Artesanato Paraibano, que é promovido em João Pessoa através de uma parceria entre o Sebrae/PB e o Governo do Estado. Homenageando a cultura e o artesanato indígena, o Salão conta com a participação de 537 expositores, de todas as regiões da Paraíba, e permanece aberto ao público, na orla de Cabo Branco, até o dia 5 de fevereiro. A visitação é gratuita e ocorre todos os dias, das 15h às 22h.

De acordo com a gerente regional do Sebrae/PB em Araruna, Heloísa Diniz, a proposta das visitas técnicas foi apresentar novas perspectivas para os empreendedores. “O momento oportunizou aos participantes o conhecimento de ideias empreendedoras que podem ser disseminadas e compartilhadas como boas práticas para quem pretende ampliar a visão dos seus negócios. Além disso, também representou uma oportunidade a quem busca novas possibilidades para o alcance de práticas inovadoras no mercado”, explicou a gerente.

Por sua vez, a artesã Luciana Sousa, que há 10 anos trabalha com a produção de peças em tricô para adultos e crianças, destacou a oportunidade proporcionada pelas visitas técnicas. “Essa visita é importante por conta do conhecimento que nós vamos adquirir. Cada vez que fazemos uma visita como essa, ganhamos novas experiências”, afirmou a empreendedora.

Compartilhe nas redes sociais